domingo, 13 de fevereiro de 2011

E vós, quem dizeis que eu sou?

Quando era criança ouvia muitas coisas sobre Deus. Cresci no meio evangélico então via Deus sendo descrito de muitas e variadas formas. Quando queriam que me comportasse diziam: "Não faça isso, Deus está vendo!". Quando queriam me consolar diziam: "Não se preocupe, Deus vai te ajudar". Então criei imagens de Deus. Ora parecia um carrasco, ora um velhinho bondoso. É assim ainda hoje. Vejo muitas pessoas criando imagens de Deus à sua semelhança (quando a Bíblia nos diz exatamente o contrário!). Os defensores da Teologia da Prosperidade, por exemplo, pintam Deus como uma espécie de Presidente do Banco Central Celestial. Os cultos se transformaram em balcões de oportunidades, em feiras de carro zero km e/ou casa própria. Deus tornou-se uma espécie de patrão afortunado que recompensa os empregados com toda sorte de bens.
Há os que transformam Deus em um juiz implacável, pronto a chicotear os servos infiéis, a condená-los com toda sorte de males se estes se tornarem desobedientes as leis impostas (não pelo próprio Deus mas por homens que nem ao menos podem carregar os fardos que eles mesmos lançam sob o povo!).
Eu cresci. Não sou mais uma criança. A imagem de Deus como um carrasco ou como um bom velhinho de barbas brancas e longas já não me satisfazem mais. Aprendi que as imagens que criamos de Deus correspondem as nossas necessidades muitas vezes mesquinhas. Aprendi, sobretudo que Deus não se molda a padrões de estética ou valores humanos. Embora tenha se tornado como um de nós, Ele se destacou simplesmente porque É Deus. E Deus não pode se ajustar ao que nós queremos que Ele seja. Ele É, e pronto! Ele é Senhor! Ele é Salvador! Muitas e tantas vezes os pregadores da prosperidade esquecem de contar ao povo que Deus não quer apenas abençoá-los com riquezas materiais. Isto, embora seja prazeroso para Ele, NÃO é a sua prioridade. Deus quer que desejemos e alcancemos coisas mais excelentes: as coisas que são do alto. Mas às vezes estamos tão apegados as coisas deste mundo que perdemos a visão das coisas celestiais. Perdemos mais: perdemos o contato com Deus. Perdemos o contato com o Deus que é Senhor, porque não queremos nos submeter aos seus mandamentos. Perdemos o contato com o Deus que é Salvador, porque não estamos muito preocupados com coisas relacionadas a salvação.
Não sou mais criança. Mais aprendi que Deus é um Pai Amoroso, que se compadece de seus filhos. Agora eu cresci, mas na caminhada com Deus tenho aprendido que Ele é Senhor dos céus, da terra, de todas as coisas, inclusive da minha vida, de meus planos, de meus sonhos. Enquantos muitos dizem Dele tantas coisas sem dizer quem de fato Ele é, quero declarar como Pedro: Tu és o Cristo! Sim! Tu és, o Filho de Deus, o Amado Salvador, o único Salvador e Senhor!!

Textos para referência:
"E saiu Jesus e os seus discípulos para as aladeias de Cesaréia de Felipe; e, no caminho, perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
E eles responderam: João Batista; e outros, Elias; mas outros, um dos profetas.
E ele lhes disse: Mas vós quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo." Marcos 8. 27-29
"...Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.João 4.42
"Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador." Isaías 43.11
"...Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.32,33

Ruthi Lima.  Publicado originalmente em "conectadoscomcristo"/ dez/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário